No próximo dia 3 de Outubro, Atsushi Tanaka, um dos chefs mais surpreendentes do momento, vai cozinhar no LOCO, lado a lado com o chef Alexandre Silva, num evento exclusivo para 22 pessoas. Não se trata de um menu com pratos de ambos os cozinheiros: o desafio deste jantar é que todos os pratos serão criados pelos dois em conjunto. No epicentro da acção estarão os produtos nacionais, claro.
Sobre Atsushi Tanaka disse Pierre Gagnaire, um dos mais famosos chefs franceses: “É o Picasso da cozinha”. O seu restaurante A.T, em Paris, tem chamado a atenção pela gastronomia dinâmica, artística e progressiva que pratica, encontrando-se entre os 100 melhores restaurantes europeus de 2016, segundo o Top OAD, Opinionated About Dinning; a revista Forbes, incluiu-o na lista ‘One Of The 12 Coolest Places to Eat in 2015’.
Atsushi é japonês, mas a sua cozinha não pode ser considerada japonesa. Nem francesa, nem espanhola, nem escandinava — embora tenha passado muito tempo de aprendizagem na Europa, e se sintam algumas influências técnicas da gastronomia do velho continente, incluindo da cozinha nórdica molecular e da clássica francesa. O seu curriculum impressiona: trabalhou com Quique Dacosta, Sergio Herman e Pierre Gagnaire e passou pelo Geranium, pelo Frantzén e pelo Oaxen Krog, entre outros. De todos esses lugares e mestres, bebeu um pouco, e o seu trabalho é, precisamente, reconhecido pela riqueza da diversidade de ideias, de técnicas, de referências.
Para Alexandre Silva, o trabalho de Atsushi “é uma inspiração”. Mais: “O que Tanaka faz é muito mais do que comida, os empratamentos são lindos e elegantes, tal como a comida, delicada, subtil mas cheia de sabor”. Por isso, e depois de uma viagem a Paris, resolveu convidá-lo para vir cozinhar no LOCO. Com um menu de oito pratos totalmente criado por ambos os cozinheiros, Alexandre Silva sublinha, no entanto, que “será um jantar muito A.T”. O resultado promete ser surpreendente e, no mínimo, imperdível!
O evento começa às 20h00 e o preço é de 150€, com bebidas incluídas — a carta de bebidas do jantar inclui vinhos exclusivamente biológicos, entre outras bebidas. Esta é uma oportunidade única para presenciar um momento de comunhão entre a cozinha portuguesa e o mundo, à prova nos pratos de Atsushi, sem ter que sair de Lisboa.