Chef & Equipa

Alexandre Silva – Chef Executivo

Alexandre Silva é uma força criativa da natureza. Os portugueses conhecem-no do programa Top Chef, da RTP1, que venceu em 2012, e desde então têm acompanhado e acarinhado o seu trabalho como cozinheiro. Formado em Cozinha/Pastelaria, e Gestão de F&B na EHT de Lisboa e em Gastronomia Molecular no Instituto Superior de Agronomia, todos lhe reconhecem o carisma e a ousadia.  Foi no projecto Bocca, onde esteve de 2007 a 2012, que começou a mostrar o seu talento e ideias originais e inovadoras face ao panorama gastronómico de então. Paralelamente, fundou o Projecto 4th Floor – Cozinha Experimental, uma plataforma à procura de respostas no que respeita à gastronomia portuguesa, produtores, produtos, técnicas e criatividade. O mesmo espírito inquieto leva-o para o Alentejo, para inaugurar o Alentejo Marmóris Hotel & Spa como Chef Executivo. Ali, teve liberdade criativa total e a possibilidade de contactar directamente com os produtores, de trabalhar no terreno, conhecer novos produtos, experimentá-los. Foi uma experiência ímpar, que consolidou a sua forma de pensar a gastronomia. Regressa a Lisboa para ser ChefExecutivo da Bica do Sapato e logo depois abre o seu primeiro negócio, o espaço Alexandre Silva no Mercado, no Mercado da Ribeira. Daqui para o LOCO, o sonho antigo que ganhou vida própria, foi um passo natural.

Carolina Pereira – Chef de Pastelaria

Quando percebeu a sua vocação, decidiu entrar na Escola de Hotelaria de Lisboa para compreender melhor a arte da pastelaria. Terminado o curso, passou pelo Feitoria, de João Rodrigues e, com apenas 20 anos, dirigiu-se a Espanha para um estágio profissional num dos mais conceituados restaurantes da EuropaEl Celler de Can Roca (3* Michelin). Com a mente aberta a novas aventuras, Carolina fez um interail que lhe permitiu conhecer as mais diversas culturas gastronómicas, mas foi aqui em Portugal – no LOCO – que se encontrou e se encantou pela pastelaria.

Sara Branco Gomes – Sócia-gerente

Casada com Alexandre Silva, é sócia gerente do restaurante e o centro da energia do LOCO. Com experiência em promoção e marketing de grandes marcas nacionais, Sara é o elo mais forte, a voz critica implacável dentro da equipa.

Ricardo Leite – Souschef

Formou-se na famosa escola Le Cordon Bleu, em Londres, onde também passou pel’O Viajante, de Nuno Mendes. Em Portugal ganhou experiência nos restaurantes Feitoria, 100 Maneiras e Bica do Sapato; daqui, saiu para o espaço de Alexandre Silva no Mercado da Ribeira, e hoje é o seu braço direito no Loco.

Manuel Liebaut - Chef I+D

Formou-se na ESHTL e, ainda antes de terminar o curso, trabalhou em espaços como o NOVOTEL, o Tavares Rico, o Corynthia e o Miragem Hotel. Após estas temporadas, cruzou-se com o chef Alexandre Silva no Bocca. Viajou até Barcelona, para trabalhar como souschef no Rossini e, em 2013, tinha  já passado também pelo Bonsai e pelo Corner Room, de Nuno Mendes. Seguiu-se o NOMA – na altura em que o restaurante conquistou o 1º lugar nos 50th Best Restaurant of the World – e, novamente, Barcelona,  para trabalhar com Albert Adrià, no Tickets, no Pakta e no Espai Kru. Viajou ainda entre o Burnt Ends, em Singapura, o Areias do Seixo, em Torres Vedras, o Dos Pallidos, em Barcelona e o Sager+Wilde, em Londres. Hoje, ao lado do chef Alexandre Silva, assume a liderança da equipa da Cozinha Experimental do LOCO: I+D – Investigação e Desenvolvimento mas, em 2019, irá abraçar um novo desafio como Chef residente do novo espaço FOGO – Restaurante&Bar.

João Alves - Chef de Partida

Motivado pela força de vontade do avô – que tinha um dos restaurantes mais conceituados na zona de Cascais, o Choupana – o João começou a ganhar o gosto pela cozinha. Foi na ESHTE, que aprendeu toda a parte teórica da gastronomia. Nos meses de Verão, aproveitou a oportunidade de estagiar no Vila Joya, em Albufeira e no Farol Hotel Cascais. Trabalhou na cozinha asiática em Portugal, no Umai, e seguiu para Tóquio para viver esta experiência. Esteve ainda no EMO, quando conquistaram o Garfo de Ouro, no River Lounge e, mais tarde, no Esporão, onde pôde acompanhar Pedro Pena Bastos até à Rota das Estrelas, ao Sangue na Guelra e ao Peixe em Lisboa, durante 2 anos consecutivos. Veio agora até ao LOCO partilhar a sua paixão pelo peixe e toda a técnica que adquiriu.

Gonçalo Freire - Chef de Partida

Ver o pai a assumir a liderança da cozinha em casa, desde pequeno, foi o primeiro passo para iniciar o seu percurso na área da gastronomia. Passou por restaurantes como o Avenue, na Avenida da Liberdade, e o Aizian, em Bilbao. De regresso a Portugal, seguiu para um estágio no LOCO e, assim que terminou, aceitou o convite do chef para ficar no Alexandre Silva no Mercado. Todo o trabalho que desenvolveu garantiu-lhe um lugar no espaço I+D e, mais tarde, a presença contínua na cozinha principal do LOCO.

João Marujo – Chefe de Sala

Nem ninguém poderia imaginar que um professor do Primeiro Ciclo – sim a antiga Escola Primária – acabasse a servir à mesa… De um quiosque de snacks passou a gerir dois bares no Mercado da Ribeira. Foi lá que conheceu o chef e o sommelier do Loco, cuja sala hoje é a sua. O bom som que por lá se ouve também é da sua responsabilidade!

Emília Craveiro - Escanção

Formou-se em Gestão Hoteleira, Restauração e Bebidas e teve a sua estreia em França, no Vale do Loire. Voltou a Portugal, fez o curso de Escanção e assumiu a posição de Assistente de Sala e Escanção na Quinta das Lágrimas. Passou pelo Conrad Algarve e pelo Mesa de Lemos já como Chefe de Sala e Escanção, onde expandiu grande parte do seu conhecimento sobre vinhos. Realizou, ainda, uma Gradução WSET – Nível 2 e seguiu para o LOCO decidida a entregar-se a uma equipa que a fez “sentir-se em casa”.

Sérgio Caldeira - Assistente de Sala

São 18 anos de experiência reunidos agora na sala do LOCO. Estreou-se no Le Meridien e rapidamente aprimorou o seu gosto pelo contacto com o cliente. Em 2007 esteve no Yasmin, onde conheceu o chef Alexandre Silva, que o convidou, quando assumiu a liderança do Bocca, a fazer parte da sua equipa. Ajudou o restaurante na conquista pelo Garfo de Ouro, um lugar no Guia Michelin e 6 estrelas pela Time Out. Seguiu com o chef para a abertura do Mármoris Alentejo e, em 2014, encontrava-se no Histórias da Casa da Comida. O seu interesse pelos vinhos foi amadurecendo e depois de passar pelo Estado D’Alma, pelo Hotel Skyna, pelo Sushic e, finalmente, pela Garrafeira Campo de Ourique, iniciou-se no Curso de Escanção, da EHTL.